quarta-feira, 14 de maio de 2008

A divina comédia

Dante Alighieri

Nunca é tarde demais para se ler um clássico...

Até onde você iria em busca de sua amada? Dante foi até o Inferno, onde, guiado pelo poeta romano Virgílio, divisou os sofrimentos das almas cativas, inquiriu-as acerca de seus pecados; percorreu o Purgatório, chegou até o Paraíso, onde Beatriz finalmente é encontrada e lhe revela os mais sublimes mistérios de Deus e da Criação.

Em plena idade de ouro do mundo medieval, a Florença do século XIII é um rico centro cultural, a mais importante cidade da Itália central e berço do poeta Dante Alighieri.

Escrito entre 1307 e 1321, A Divida Comédia é sua obra-prima, e nela Dante relata seu desenvolvimento espiritual e concentra a atenção do leitor para a vida após a morte. Obra em forma de poema épico, rigorosamente simétrico e planejado, o livro narra uma odisséia pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, descrevendo cada etapa com detalhes incríveis, quase visuais.

A Divida Comédia é um clássico obrigatório para todo o tipo de público, não só por ser considerada pelos críticos uma das melhores obras da literatura mundial, mas também por sua engenhosa sabedoria e erudição, uma síntese do pensamento medieval que, creio eu, tenha muito a ensinar ao pensamento pós-moderno...

2 comentários:

Sonia Regly disse...

Muito boa dica!!!! Aliá excelentes informações!!!1 Estou sentindo saudades de sua visitinha lá no Compartilhando as Letras, sua presnça me alegra.

Sonia Regly disse...

Colquei uma interessante postagem, sobre o Rio e a saúde nos tempos de D. João. Apareça por lá. Sua presença é uma honra!!!!!