segunda-feira, 14 de julho de 2008

Raízes do Brasil


Sérgio Buarque de Holanda


Uma das verdadeiras obras fundadoras da moderna historiografia e ciências sociais brasileiras, Raízes do Brasil é um clássico que dispensa apresentações.

Sérgio Buarque de Holanda se propõe a investigar, como exposto no título, as raízes sócio-culturais fundadoras de nossa sociedade brasileira, isto é, o que faz com que nosso “jeitinho” seja facilmente reconhecido como característica eminentemente brasileira.

Nossa incapacidade de separar vida pública e vida privada, valorizando mais aspectos afetivos que meritórios, continuam trazendo conseqüências, principalmente, nas relações de trabalho, em que o nepotismo é prática constante e histórica.

Essa característica juntamente com outras constroem a imagem do “homem cordial”, o qual não pressupõe bondade, mas somente o predomínio de comportamentos de aparência afetiva. Não seria o espelho de nossa sociedade?

Tanto pelo seu método de análise quanto pela erudição e desenvoltura da escrita, Raízes do Brasil, publicado pela primeira vez em 1936, se mantém atual e influenciando gerações de historiadores. Todas essas qualidades fizeram deste livro, nos dizeres de Antonio Candido, “um clássico de nascença”.


Companhia das Letras, 26ª edição, 2007

2 comentários:

Aníbal Bragança disse...

Oi Taynée,
foi pena não conversarmos, mas teremos outras oportunidades. Na quarta-feira estarei fazendo uma palestra no Seminário Impressões, na Praia Vermelha.
Quem sabe?
Parabéns pelo seu blog.
Obrigado pela visita ao Ler, escrever e contar.
Um abraço,
Aníbal

Unknown disse...

Taynée, sou estudante de Biblioteconomia e estou muito feliz lendo seu blog. Achei interessante as temáticas e pretendo ler todos os antigos posts daqui pra frente! Abraços.