quarta-feira, 14 de maio de 2008

A divina comédia

Dante Alighieri

Nunca é tarde demais para se ler um clássico...

Até onde você iria em busca de sua amada? Dante foi até o Inferno, onde, guiado pelo poeta romano Virgílio, divisou os sofrimentos das almas cativas, inquiriu-as acerca de seus pecados; percorreu o Purgatório, chegou até o Paraíso, onde Beatriz finalmente é encontrada e lhe revela os mais sublimes mistérios de Deus e da Criação.

Em plena idade de ouro do mundo medieval, a Florença do século XIII é um rico centro cultural, a mais importante cidade da Itália central e berço do poeta Dante Alighieri.

Escrito entre 1307 e 1321, A Divida Comédia é sua obra-prima, e nela Dante relata seu desenvolvimento espiritual e concentra a atenção do leitor para a vida após a morte. Obra em forma de poema épico, rigorosamente simétrico e planejado, o livro narra uma odisséia pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, descrevendo cada etapa com detalhes incríveis, quase visuais.

A Divida Comédia é um clássico obrigatório para todo o tipo de público, não só por ser considerada pelos críticos uma das melhores obras da literatura mundial, mas também por sua engenhosa sabedoria e erudição, uma síntese do pensamento medieval que, creio eu, tenha muito a ensinar ao pensamento pós-moderno...